Alimentação Infantil

A alimentação é um dos requisitos para um crescimento contínuo e saudável de uma criança. Essa etapa começa a partir da amamentação e continua com a introdução de novos alimentos, a partir dos 4 ou 6 meses de idade. O aleitamento materno exclusivo é o ideal até aos 4 a 6 meses de idade, diminuindo o risco de várias doenças.

A Organização Mundial da Saúde aconselha que se alimente o bebé exclusivamente com leite materno até aos 6 meses, sem água, sumos ou leites artificiais durante este período de tempo. Para a OMS, aleitamento materno exclusivo significa que o lactente recebe unicamente leite materno e nenhum outro líquido ou sólido à excepção de gotas ou xaropes de vitaminas, suplementos minerais ou fármacos.

O leite materno tem a composição nutricional ideal para suprir toda as necessidades do bebé. Tem a quantidade certa de proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas, minerais e água, suficiente até aos 6 meses de idade, em exclusividade. Após essa idade deve ser complementado com um maior aporte de nutrientes provenientes dos outros alimentos.

A introdução de novos alimentos deve ser feita progressivamente até aos 10 meses de idade e não deve ser rígida. Devemos ter em conta os fatores sociais, culturais e económicos, a disponibilidade dos pais/familiares e as características da criança.

Com esta nova seção no meu site, pretendo partilhar receitas fáceis e saudáveis, desde a introdução das primeiras papas do bebé, para que todos os pais/familiares possam optar por alimentos mais saudáveis na hora da alimentação, garantindo assim um crescimento e desenvolvimento adequados do bebé/criança e uma vida saudável.

Os hábitos adquiridos no decorrer da infância e da adolescência são mais fáceis de serem mantidos na vida adulta e durante o envelhecimento.

Partilhar: