Low FODMAP

 

A dieta Low Fodmap é um protocolo criado pela Monash University, destinado para pessoas com sinais e sintomas de Síndrome do Intestino Irritável (SII), para definir a condição e quais os alimentos que são gatilhos. Ajuda a controlar os sintomas de 80% das pessoas com SII e com outras patologias como a endometriose, Sibo, doença inflamatória intestinal, entre outras.

FODMAP (fermentable oligosaccharides, disaccharides, monosaccharides and polyols), são hidratos de carbono de cadeia curta, altamente fermentáveis no nosso intestino, causando sintomas como cólicas, distensão abdominal, diarreia e/ou obstipação.

Tipos de FODMAPs que existem – lactose, frutose, sotbitol, GOS, frutanos, manitol.

A dieta Low FODMAP tem 3 fases:

  • Eliminação – 4 a 6 semanas
  • Reintrodução – com alimentos chave e quantidades adaptadas
  • Adaptação e personalização – de acordo com os resultados dos testes da fase 2

A dieta deve ser encarada como um teste de intolerância através de uma dieta de restrição e deve ser acompanhado por um nutricionista certificado em dieta Low FODMAP.

Esse protocolo visa além de tudo, a qualidade de vida do paciente, por isso, vale a pena realizar a dieta de forma correta com a ajuda de um profissional.

Eu sou certificada pela Universidade Monash e posso ajudá-lo a melhorar, bastante, os seus sintomas e a perceber qual a quantidade de cada alimento ideal para si.

MARQUE A SUA CONSULTA

A sua nutricionista,

Francisca Oliveira

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *