Sobre Mim
Olá, Eu sou a Francisca
Desde que me lembro que queria ser nutricionista, pediatra (por adorar crianças) ou gestora (acho que ainda tenho esse bichinho/todos acabamos por o ser diariamente). Nutricionista pelo interesse que fui desenvolvendo em torno dos alimentos e pelo desporto, que teve uma influência direta de familiares. Um lado da família sempre foi bastante ligado ao desporto, o que me permitiu ir percebendo que a alimentação é essencial para uma boa performance, fazendo com que o meu interesse pelo valor nutricional dos alimentos fosse crescendo.
O meu percurso
O meu percurso na nutrição conta com quase 10 anos de profissão, comecei a trabalhar na área mal acabei a licenciatura em Ciências da Nutrição. Comecei numa farmácia do Porto a exercer nutrição clínica e como gestora de produtos da área alimentar. Posteriormente colaborei em ginásios e em 2013 comecei a trabalhar para uma empresa, também na área da nutrição clínica.
Desde 2015 que concilio esta área de atuação com a coordenação de uma equipa de nutricionistas. Dentro da mesma empresa, tive oportunidade de trabalhar alguns meses nos Estados Unidos (Califórnia). À parte dessas experiências, tenho vindo a desenvolver diversos workshops desde 2017.
Ao longo destes anos fui diversificando a minha formação, com cursos de Nutricoaching (2013 e 2020), Nutrição Funcional (2016 e 2017), Nutrição no Desporto (2014), Nutrição e Interpretação de Análises Clínicas (2016), Nutrição Pediátrica (2014 e 2020), Nutrição e Inflamação Crónica (2019), Nutrição e Saúde Intestinal (2020), entre outros. Conjugando todos esses conhecimentos, trabalho com paixão na área da Nutrição Clínica até ao momento, que sempre foi a que mais interesse me despertou.
Para mim, alimentação saudável é … uma opção de vida e não apenas uma fase passageira. Todos sabemos que somos aquilo que comemos (entre muitas outras coisas) e, por isso, devemos cuidar de nós de dentro para fora. Não sou fundamentalista, pois acredito que os idealismos nos desviam do que é ser saudável, não nos permitindo ir estando atentos à nossa flexibilidade e mutabilidade inerentes. Contudo, considero que é fundamental para o bem da saúde que as pessoas olhem para a prevenção como a ‘solução’.
A maioria das doenças que chegam aos nutricionistas em contexto clínico são consequências do estilo de vida, o que nos mostra que alterando determinados hábitos e padrões, podemos evitar o seu aparecimento.
Nós, nutricionistas… estudamos as relações entre os alimentos ingeridos e o bem-estar da pessoa. Cabe-nos educar para a saúde e para a modificação das mentalidades, no que ao significado de um estilo alimentar equilibrado concerne. Tratar a causa é mais sustentável, mais seguro e trará com certeza mais benefícios no futuro.
Curiosidades…
- AMO fruta, saladas e especiarias (uso e abuso).
- Sou aventureira, observadora, amiga, carinhosa, refilona (quando é preciso! E outras vezes…quando não é também!), curiosa, trabalhadora e uma mãe galinha.
- Adoro viajar (conto com uns 20 países no meu passaporte. Cidades… perdi a conta), adoro praia e tempo quente.
- Vestidos são a minha peça de roupa de eleição. Amo moda, fotografia, arte e decoração.
- Gosto imenso de desporto e desafio-me a experimentar de tudo. A corrida ao ar livre é o meu desporto preferido do momento (corri 2 meias maratonas), pratiquei natação durante 8 anos, ténis durante 2 anos, tive algumas aulas de surf e vou tendo algumas aulas de padel desde 2018. Cá em casa temos uma garagem equipada com tudo o que possam imaginar, desde prancha de stand up paddel, trampolim, bicicletas, trotinetes, trikke, patins, skates… Gostamos de ser criativos e experimentar coisas novas!
- O tempo mais precioso é quando estou com família e amigos. Adoro organizar jantares e convívios com os meus.
- Não sou de extremos com a alimentação, como de tudo um pouco mas com equilíbrio, evitando a lactose pois sou intolerante desde criança.
- O livro que mais gostei de ler em 2020, foi “O Código das Mentes Extraordinárias” de Vishen Lakhiani.