A Páscoa está à porta e os ovos e amêndoas de chocolates não param de atravessar o vosso olhar?! Resiste à primeira, à segunda, mas à terceira vez lá cede à tentação. Saciar este prazer não tem problema algum, desde que devidamente controlado e sem entrar em exageros!
Privar-se daquilo que mais gosta não é claramente a solução. Desfrute do ritual da Páscoa de forma equilibrada, saudável e sempre com um sorriso, aqui vão algumas dicas:
- Comece as refeições por alimentos menos calóricos, como a sopa ou a salada.
- Não abuse do álcool (tem 7Kcal/g e são “calorias vazias”).
- O chocolate deve ser consumido com moderação, dando preferência ao chocolate negro (>70% cacau) ao invés do branco. O chocolate preto possui maior quantidade de substâncias antioxidantes, ao contrário do branco que apresenta maior quantidade de gordura e, normalmente, açúcar.
- Distribua as “sobras” das refeições pelos convidados!
- Mastigue todos os alimentos de forma lenta e pausada, saboreando-os melhor e durante mais tempo. Assim conseguirá apreciar verdadeiramente os alimentos e obter um melhor efeito saciante.
- Pense nas oportunidades que pode aproveitar para fazer exercício e compensar os excessos alimentares.
- Por ser um período em que o consumo de calorias geralmente é elevado, dê atenção aos dias que antecedem a Páscoa e às sobras. Evita os exageros!
- Aprecie a ocasião com conta, peso e medida!
Uma Feliz e equilibrada Páscoa!!!