Depressão e intestino! qual a relação?
Sabia que o intestino está associado a quadros de depressão? Que 90% da nossa serotonina (hormona do bem estar) é produzida no intestino?
É importante salientar que existem diversas causas relacionadas à etiologia da depressão e não é possível afirmar que a alimentação seja a única responsável por uma possível cura, no entanto, é possível afirmar que a alimentação tem papel fundamental na melhoria de tal doença através do eixo intestino-cérebro.
Diversas desordens, um estilo de vida pouco equilibrado, maus hábitos alimentares, stress elevado, etc., podem desencadear uma disbiose (desequilíbrio na composição e na diversidade da microbiota intestinal) o que pode favorecer o desenvolvimento de doenças psíquicas.
Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável e Doenças Inflamatórias Intestinais, possuem correlação positiva para os sintomas de depressão. Nesse sentido, tratar o intestino é fundamental. O eixo intestino cérebro não é apenas importante para a questão de depressão ou ansiedade, Quanto ao sistema imunitário, 70% das células desse sistema estão localizadas no intestino, mostrando a importância da microbiota para este sistema também.
Como podemos melhorar a nossa microbiota e o eixo intestino cérebro?
- Evitar os alimentos ultraprocessados (bolos, bolachas, chocolates, batatas fritas, como eu costumo dizer, descasque mais e desembale menos) – causam rupturas das junções intestinais e levam a um processo de ativação da cascata de inflamação.
- Em contrapartida, os alimentos mais naturais (sem rótulo) promovem a manutenção dessas junções.
- Consumir frutas, verduras e vegetais numa proporção de 350 a 500 gramas por dia (equivale a 3/4 vezes ao dia).
- Por isso, um prato bem colorido, frutas, verduras, iogurte, cereais integrais, boas gorduras como azeite ou abacate, frutos secos com moderação, leguminosas, ervas aromáticas e especiarias.
- É importante um bom aporte de ômega 3 (peixes gordos selvagens ou suplementação), e ervas aromáticas e especiarias.
- Atividade física regular (aumenta a serotonina, o seu bem estar).
- Uma boa noite de sono (não necessariamente em número de horas mas em qualidade).
Quais os melhores alimentos para um Cérebro Saudável?
Alimentos ricos em Vitamina E e C, ácidos gordos ómega 3, polifenóis, Vitaminas do Complexo B e carotenóides
- Abacate, Kiwi, frutos vermelhos
- Ovo
- Grão, feijão, lentilhas, cereais integrais
- Pimento, abóbora, tomate, couve, espinafres, brócolos
- Azeite
- Salmão, sardinha, cavala e atum (selvagem de preferência)
O corpo necessita dos órgãos em óptimo estado para funcionar em pleno, inclusive a mente, e vice-versa, cuide do seu intestino e do seu cérebro.
COMECE AGORA!
Envie email ou mensagem privada no instagram e vamos fazer deste ano, um ano com muito mais saúde e menos DEPRESSÃO!
A sua nutricionista,
Francisca Oliveira